Tratamentos

A Medicina Hiperbárica, é uma área que utiliza como tratamento a Oxigenoterapia Hiperbárica (OHB), um método terapêutico, no qual o paciente inala oxigênio 100% puro a uma pressão superior à atmosférica no interior de um equipamento denominado câmara hiperbárica,  afim de promover a cicatrização de lesões da pele mais rapidamente e o combate de diversas infecções.

  • Envenenamento por monóxido de carbono;
  • Envenenamento por cianeto;
  • Lesões por esmagamento;
  • Gangrena gasosa;
  • Doença descompressiva;
  • Fluxo sanguíneo inadequado agudo ou traumático nas artérias;
  • Enxertos e retalhos de pele comprometida;
  • Infecção em um osso (osteomielite);
  • Lesão por radiação retardada;
  • Doença carnívora (também chamada de infecção necrosante dos tecidos moles);
  • Bolha de ar ou gás presa em um vaso sanguíneo (embolia gasosa ou de ar);
  • Infecção crônica chamada actinomicose;
  • Feridas diabéticas que não estão cicatrizando adequadamente;
  • Queimaduras.

dúvidas frequentes

O que é Oxigenoterapia Hiperbárica(OHB)?

Oxigenoterapia Hiperbárica é um tratamento onde o paciente respira oxigênio 100% puro sob pressão acima da atmosférica (entre 2,0 e 3,0 atmosferas absolutas) dentro de um equipamento especial chamado de câmara hiperbárica.

O que é câmara hiperbárica?

A câmara hiperbárica é um equipamento especial, completamente rígido e perfeitamente vedado que permite a pressurização interna da ordem de 2 a 3 atmosferas. As sessões ocorrem dentro da câmara. Qualquer outra forma de administrar oxigênio, que não seja através desse equipamento, não é oxigenoterapia hiperbárica. Em caso de dúvida, consulte-nos.

Como funciona a oxigenoterapia hiperbárica?

A Oxigenoterapia Hiperbárica aumenta o conteúdo de oxigênio transportado pelo sangue, especificamente, pelo plasma. Sob alta pressão, o oxigênio se comporta como um medicamento, apresentando efeitos terapêuticos específicos: provê oxigênio aos tecidos do corpo que estejam em sofrimento; combate infecções; melhora o efeito dos antibióticos; acelera o processo de cicatrização de feridas; reverte a ação de toxinas biológicas, reduz inchaços patológicos (edemas).

 

quantas sessões precisarei fazer?

Isso dependerá do seu caso e de outros fatores que serão analisados pelo médico hiperbarista. Em média, doenças crônicas podem exigir 30 a 40 sessões e doenças agudas 10 a 20 sessões. Em algumas situações, podem ser necessárias várias sessões, acima dos números especificados.

Como o oxigênio entra no meu corpo?

Em nossa clínica disposmos de câmaras monopaciente. Nelas, o paciente simplesmente respira o oxigênio pressurizado da câmara, sem nenhuma dificuldade. Em câmaras multipaciente, é necessário o uso de máscaras ou capuzes especiais para administração do oxigênio. Dessa forma, o oxigênio alcança altas concentrações no corpo e pode exercer seus efeitos terapêuticos.

É necessário jejum antes das sessões?

Não. Você deverá se alimentar normalmente antes da sessão. Evite excessos. Alimente-se como de hábito.

Sou hipertenso, posso fazer as sessões?

Sim. Desde que esteja tomando seus medicamentos e com a pressão arterial controlada, não há contra-indicações.

o que posso fazer durante as sessões?

Nosso equipamento possui um sistema de vídeo onde o paciente poderá assistir televisão (a cabo ou TV aberta), assistir filmes, ouvir músicas ou mesmo dormir durante a sessão.

meu plano de saúde cobre o tratamento?

A partir de 11/01/10, a OHB entrou para o Rol de Procedimentos da Agência Nacional de Saúde (ANS), passando a ter cobertura obrigatória pelos planos de saúde comercializados a partir da vigência da Lei nº 9.656/98. Consulte-nos para saber se seu plano de saúde já se encontra credenciado em nosso serviço.

Rolar para cima